Você já caiu no golpe do amor? Talvez, a primeira coisa que você pense é: QUEM NUNCA? Mas hoje quero falar de algo mais grave, não estou falando das decepções amorosas que você possa ter passado ou está passando. Não se trata, daquele carinha que disse ser solteiro, mas é comprometido. Muito menos das vezes que seu namorado, marido, parceiro te aplicou o “golpe”, porque disse que ia para casa e foi para balada. O assunto aqui, envolve crime, inclusive previsto no código penal. O assunto abordado no nosso de hoje é sobre o Catfish, conhecido como golpe do amor!
Cuidado se tudo está perfeito demais
Já que a vida real se mostra rotineira e insatisfatória, algumas pessoas usam a internet como fuga. Muitas delas usam aplicativos e redes sociais para encontrar alguém que caiba em seu ideal de par romântico. É aí que mora o perigo.
“O par perfeito” aparece em perfis nas redes sociais, com vidas aparentemente perfeitas e valores raros. Solicitam amizade e atenção, e logo fazem elogios, promessas, declarações de amor e até pedidos de casamento repentinos. A pessoa, encantada com a perspectiva de uma nova e brilhante vida, deixa-se envolver, sem saber que do outro lado uma armadilha está sendo preparada: os chamados golpes do namoro virtual.
Como o Catfish começa?
Um caso que repercutiu recentemente foi o do jogador de vôlei italiano Roberto Cazzaniga, que acreditou por 15 anos que namorava à distância a modelo brasileira Alessandra Ambrosio, causou espanto e compaixão entre internautas. O atleta, que enviou 700 mil euros (R$ 4,3 milhões) para a estelionatária ao longo do falso relacionamento amoroso, caiu num golpe conhecido como catfishing. Na prática é uma pessoa finge ser outra nas redes sociais para enganar a vítima e obter vantagens a partir da confiança estabelecida.
Veja abaixo um pouco da etapa desse “jogo”:
1° Busca a vítima perfeita
(Carência Afetiva)
2° perfil perfeito
(Monta um perfil que atenda as demandas da vítima)
3° Conquista
(Investidas sutis, demonstra interesse na pessoa e não na mulher)
4° Encontros e juras de amor
5° Aplica o golpe – Tira vantagens financeiras com ou sem autorização da vítima.
(Pede dinheiro emprestado por situações urgentes, usa cartão, faz empréstimos, ameaça com fotos e vídeos íntimos e até aplica boa noite Cinderela e rouba tudo que pode e desaparece).
Normalmente as vítimas deste crime não buscam ajuda, pois se envergonham muito, sentem-se “bobas”, “burras” e etc, acabam se culpando e esse comportamento acaba dificultando ainda mais a recuperação.
Como posso proteger a mim e a mulheres do meu ciclo social?
- Procure adicionar apenas pessoas que você já tenha visto pessoalmente, pessoas que morem na sua cidade ou região ou pessoas que tenham amigos em comum com você;
- Preste atenção às redes sociais de seus filhos, amigos e familiares, se algum deles conversa muito ao telefone em outro idioma, se eles estão se comunicando com pessoas desconhecidas e estrangeiras, etc. Ao menor sinal de desconfiança, não hesite em conversar com seu parente, filho ou amigo para ter conhecimento da situação;
- Comunique a outras pessoas que você tem conversado com uma pessoa desconhecida ou estrangeira;
- Não aceite viajar com passagem e hospedagem paga por pessoas desconhecidas ou estrangeiros;
- Caso ainda assim queria se encontrar com a pessoa com quem tem se comunicado, envie à alguém de confiança sua localização em tempo real. Conte nos mínimos detalhes quem é esta pessoa, onde você vai encontrá-la, envie print de conversas, fotos e do perfil da pessoa com que irá se encontrar;
- Não ignore os alertas de pessoas próximas a você. Elas te conhecem e te amam mais do que alguém que você acabou de conhecer;
- Não compartilhe fotos ou vídeos íntimos, nem informações confidenciais como documentos, número de contas, seu endereço, etc. Não dê aos golpistas material para que possa te chantagear!
- Em hipótese alguma envie dinheiro ou compre coisas para esta pessoa. Há muitas outras formas de ajudar alguém que esteja passando por dificuldades, como por exemplo, contribuindo com instituições que trabalham em locais que estão em guerra;
Você não está sozinha
Espero ter ajudado, pois meu propósito aqui é proporcionar o máximo de informação para orientar mulheres que necessitem de independência emocional para viverem uma vida plena e feliz.
Se você está vivendo ou já passou por uma situação dessas, clique no botão do Whatsapp que está abaixo e vamos conversar.
Sei que posso te ajudar!!!