No post de hoje, vamos falar um pouquinho sobre um tema que gera muitas dúvidas nas pessoas. Afinal, uma conversa agradável entre amigos substitui a psicoterapia? Ter um amigo que sempre me aconselha, é suficiente pra mim?
Mas vamos com calma, nesse post vamos entender melhor a diferença entre algo que pode ser terapêutico, e a verdadeira psicoterapia!
Terapia

Quando buscamos no Google a definição de terapia, concluímos que é um tratamento que busca amenizar ou acabar com os efeitos de uma doença (física, psíquica, motora etc.), ou seja, são atividades com algum fim terapêutico. Exemplos práticos de atividades terapêuticas podem ser:
- Um jantar com bons amigos;
- Um café da manhã com conversas agradáveis;
- Uma viagem pra relaxar;
- Uma leitura de um bom livro;
- Cinema, atividades físicas, entre outros.
Atividades como essas citadas, SIM, tem seu efeito terapêutico, e claro que como profissional e humana, recomendo ter uma dose semanal ou diária de um pouco de cada coisa.
Psicoterapia

A psicoterapia é uma ciência executada por um especialista qualificado, (Psicólogo), que estudou minimamente 5 anos para se graduar em psicologia e assim utilizar as mais diversas técnicas terapêuticas, que também indicam o tratamento de doenças físicas, psíquicas e comportamentais.
A psicoterapia é um tratamento colaborativo, em que paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas. Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos em consultório.
Ao mesmo tempo que parece uma ferramenta simples, é algo muito delicado, e apenas um profissional qualificado deve conduzir alguém com problemas além da compreensão cotidiana. Tudo bem você como amigo ou parente ajudar com boas palavras, mas o melhor conselho é aquele que direciona seu amigo ou parceiro ao profissional correto.
Uma conclusão importante
Um psicólogo estuda no mínimo cinco anos, disciplinas difíceis como anatomia humana, psicodiagnóstico, psicopatologia, estatística, psicometria, teorias e sistemas diversos psicológicos, desenvolvimento humano, psicologia jurídica, estuda o CID, o DSM entre tantas outras, para obter seu diploma.
Faz especializações, cursos, seminários, conferências, etc, para se tornar um bom profissional, se atualizar sempre e lidar com a dor do outro.
Isso é coisa séria. Então, por favor, vamos refletir melhor e parar de dizer que “sou meio psicólogo”, porque psicologia é profissão que exige Inteireza. Seja que área for: Clínica, RH, Educacional, Hospitalar, Jurídica…
Orgulho da Minha Profissão.
Não se deixe enganar, faça uso de todas as possibilidades terapêuticas, mas não abra mão da psicoterapia, e lembre-se:
PSICOTERAPIA É COM PSICÓLOGO!
Visite minhas redes sociais abaixo e saiba um pouco mais do meu trabalho.
Pingback: É terapêutico, mas não é terapia: desvendando os mistérios do bem-estar - NaCadência
Excelente artigo.