No momento, você está visualizando Quando a ansiedade está destruindo seu relacionamento

Quando a ansiedade está destruindo seu relacionamento

Você já se viu tentando saber lidar com uma situação afetiva que sequer aconteceu? E, principalmente, que você nem sabe se vai acontecer de verdade? Se sua resposta foi um sim, é para você que o blog de hoje está sendo construído.

O que você mais precisa saber

ansiedade no relacionamento amoroso é tão comum quanto a manifestação de  problemas emocionais e psicológicos nas pessoas individualmente, seja em homens ou em mulheres. Sentimentos de frustração, apreensão e autocobrança acabam nascendo, não importando a fase da vida, e consequentemente respingam nas relações afetivas que construímos.

O que será que está no pano de fundo existencial de cada um? A ansiedade no relacionamento é comum, pois nela reproduzimos traumas, angústias e neuroses do dia a dia nos nossos parceiros. Não só isso, também há a possibilidade de desenvolvermos novos problemas emocionais e reforçar antigos enquanto interagimos e desenvolvemos novos laços afetivos.

Cuidado com a "Voz"

Quando duas pessoas entram em um relacionamento, não são apenas as coisas que acontecem entre esse casal que os deixam ansiosos, mas como cada um percebe e sente o que está acontecendo. Às vezes temos uma “voz interior” que pode alimentar medos de manter relacionamentos íntimos. Pensamentos como: “Você não pode confiar em ninguém”, “Ele(a) realmente não te ama”, “Saia antes de se machucar.”

Essa “voz”, cria uma luta interior e com quem está próximo. Além disso, esses pensamentos negativos podem diminuir drasticamente a autoestima, aumentando a desconfiança, criando uma atitude defensiva, ciúmes e ansiedade. Basicamente, alimentando os pensamentos automáticos negativos que impedem a felicidade e contribuem para a preocupação excessiva com o relacionamento, ao invés de apenas aproveitar.

Insegurança e medo te dominam?

A insegurança e o medo de que as coisas não aconteçam conforme os seus sonhos e suas expectativas, é muito comum e natural, mas chegar ao ponto de exagerar com planos e mais planos com uma pessoa que ainda nem conhece direito é o caminho certo para o fracasso e a frustração. 

O medo de que as coisas não aconteçam como gostariam que fossem, gera uma grande ansiedade e pode levar muitas pessoas a tomar atitudes impensadas, precipitadas e não percebem que tudo isso assusta e afasta possíveis relacionamentos, sendo que o desejo e a intenção seria de aproximar e unir.
 

É importante que no relacionamento consigamos expor nossos pontos de vistas e alinhar expectativas. Quando há o alinhamento das expectativas, a caminhada dos dois fica mais tranquila, e inclusive com menos ansiedade. Também é possível que a pessoa seja ansiosa em vários aspectos da vida, não só no relacionamento tá bom.

Vamos reverter isso?

Todas essas possibilidades podem acontecer e podem até mesmo estarem evidentes, mas que as vezes se tornam invisíveis porque a ansiedade é tão intensa que pode mascarar algo que está mais que claro, e que só se percebe depois que tudo já passou e deu errado. Por isso, é importante e necessário procurar recuperar o equilíbrio emocional para que a ansiedade não possa mais prejudicar possíveis relacionamentos. Conte com minha ajuda profissional nessa jornada.

Clique nos ícones e veja vídeos, conteúdos e muito mais para lhe ajudar ou ajudar suas amigas.

Deixe um comentário